01 | 04 | 2019 - Como é realizado o clareamento dental?

O clareamento dental é um tratamento realizado com substâncias químicas, que modificam a cor do dente. O principal ingrediente que age no clareamento dental é oxigênio, que é proveniente do peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.

Como todo procedimento clínico na cavidade bucal, o clareamento deve ser realizado com a técnica correta, cuidadosa e sob a supervisão do cirurgião dentista.

Antes de iniciar o tratamento clareador é imprescindível a realização de um criterioso exame clínico e radiográfico, para verificar os possíveis fatores como cáries e infiltrações, que poderão influenciar na sensibilidade dental durante ou após a aplicação da técnica clareadora.

Contraindicações do clareamento dental

As principais contraindicações do clareamento dental são:

• Pacientes menores de 15 anos
  • Mulheres grávidas
  • Pacientes com cáries
  • Pacientes com restaurações defeituosas ou problemas na gengiva
  • Pessoas com expectativas além da realidade
  • Pessoa alérgicas aos complementos do agente clareador.

Efeitos colaterais do clareamento dental

A sensibilidade dentária é um sintoma que pode acontecer e sempre deve ter a causa investigada.

A irritação da gengiva também pode ocorrer quando a moldeira não está bem adaptada ou quando a pessoa usa gel demais.

É preciso fazer o clareamento dental mais de uma vez na vida?

O clareamento não é feito por necessidade, mas por motivação pessoal. O dente escurece com o passar dos anos por que a dentina se forma continuamente dentro do dente, e assim uma camada mais espessa de dentina acaba mostrando um dente mais amarelo. Por causa disso, algumas pessoas gostam de repetir o clareamento depois de alguns anos.